Como me preparar e passar numa entrevista de emprego?

Advertisements

Como passar numa entrevista de emprego?

A chave do sucesso é a preparação. Estando bem preparado, você também estará mais seguro e isso faz toda a diferença.

Algumas outras dicas são super importantes nesse tipo de processo também. A primeira delas é ser pontual – tem uma frase famosa que diz: quando você chega antes, está no horário; quando chega na hora, está atrasado; e quando chega atrasado, está fora. É uma coisa que não exige muito, mas para a qual poucas pessoas se atentam.




Além disso, seja educado e gentil com todos com quem você encontrar. Seja otimista e traga uma boa energia para o ambiente. Procure falar tanto da vaga quanto das suas experiências de uma maneira positiva e demonstre quão afim você está de ocupar aquela posição.

Uma das coisas mais importantes nesse momento é demonstrar o quão interessado você está, disposto a se dedicar e a aprender coisas novas para realizar o trabalho. E, ao longo da entrevista, vale contar da sua experiência ressaltando os pontos que você acha que serão mais interessantes para a vaga que está se aplicando.

E como me preparar?

A primeira coisa é fazer o seu dever de casa. Pesquise tudo o que você puder saber sobre a empresa. Entre no site, leia todo o conteúdo institucional que estiver disponível sobre ela.




No caso do Nubank, por exemplo, eu falo para as pessoas devorarem o conteúdo que tem no nosso site, mas também no nosso perfil do LinkedIn e, claro, no nosso blog. Essa é sempre uma ótima fonte para encontrar artigos que contam a história da empresa, como é que ela funciona, sobre cultura e até como funcionam os processos seletivos.

Tem muita informação disponível hoje em dia e é desestimulante para quem está entrevistando perceber que você não fez o mínimo para entender mais sobre a companhia.




Além disso, pesquise sobre o mercado. Cada empresa está inserida numa indústria diferente e é importante entender qual é o contexto atual do setor, quem são os concorrentes e como os clientes percebem cada um deles, quais são os desafios e o modelo de negócios da empresa. Depois, é importante pensar em como a função que você está pleiteando se encaixaria em tudo isso.

Com todo esse contexto, fica muito mais fácil conseguir utilizar as experiências que você já teve, as oportunidades que já viveu, e ressaltar as competências que serão mais úteis para essa vaga que você está aplicando.




Lembre-se que o mais importante não é falar apenas sobre coisas positivas – é até legal trazer situações adversas – mas sempre focando naquilo que você aprendeu e em como você se tornou um profissional melhor depois.